quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

ESSE TEXTO E PERFEITO PARA ORIENTAR NOS QUE SOMOS ORIENTADORES.
RETIREI DO BLOG ARCA DA GAROTADA.
A Formação do Caráter cristão na Educação infantil. Prof. Joany Bentes Como educadores cristão, não podemos de forma alguma descurar da responsabilidade em preparar nossas crianças a viverem num mundo globalizado, cuja ênfase é a busca por mais conhecimento. Nossa missão, apesar de difícil, tem de ser integralmente cumprida, a fim de que nossos filhos destaquem-se como testemunhas de nosso Senhor Jesus.Para chegarem à estatura de “varão perfeito” Ef 4:13, os pequenos dependem da orientação correta, embasada na Bíblia Sagrada, pois é na infância que se dá a formação do caráter.Então surge a pergunta: O que é caráter?Existem centenas de definições para caráter, mas após muitas pesquisas podemos concluir que caráter é a capacidade de ação e reação mediante fatos sejam estes bons ou maus. São traços da natureza humana que podem ser alterados e que se constituem a partir das relações familiares, ambientais, pedagógicas e sociais.É imprescindível que pais e professores da EBD estejam cientes de seus papeis como educadores e influenciadores do caráter de seus filhos, para isso Salomão aconselha: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, quando envelhecer não se desviara dele” (Pv.22.6). Qualidades que contribuem para formação do caráter: Humildade - "Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz". Filipenses 2:7;8Mansidão – “Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens”. Tito 3:2Longanimidade – “O Senhor é longânimo e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta gerações”. Números 14.18.Pode-se citar também os frutos do espírito, que se observados contribuíram na formação do caráter da criança.Foi assim com o menino Jesus, ele “...crescia em sabedoria estatura e graça diante de Deus e dos homens” (Lc. 2 . 52)Desde o primeiro momento da vida o ser humano começa a aprender. Quando a criança é pequena (dois a três anos) ela aprende a escolher entre o que é bom e que não é. Nessa idade se desenvolve a parte moral do caráter. Também aprende auto-controle, auto-segurança e desenvolve a coragem.Atenção dobrada as crianças de 0 a 6 anos, período em que incide a educação infantil, o desenvolvimento emocional, cognitivo e o crescimento sensório-motor da criança estão em ampliação e os infantes carecem de uma atenção maior na sua orientação educativa.É importante que professor e aluno tenham um bom relacionamento e para isso o professor precisa ter uma postura que compreenda. a) Saber ouvir os membros do grupo;b) Facilitar a integração do grupo;c) Não ser intransigente ou repressor;d) Estabelecer limites para o grupo;e) Não marginalizar ou rejeitar alguém do grupo;f) Agir de acordo com suas palavras;g) Não usar o grupo para seus interesses pessoais;h) Evitar descarregar os seus problemas no grupo;i) Ser sincero com o grupo.A eficácia do aprendizado depende do professor que deve conservar em mente as qualidades indispensáveis a um bom professor, sem as quais nem métodos criativos, recursos pedagógicos ou didáticos terão qualquer efeito, são eles:a) Ter Cristo como salvador: e senhor da sua vida;b) Ter liderança;c) Ter amor e interesse pelas crianças;d) Ser organizado;e) Cuidar de sua aparência pessoal;f) Praticar o que ensina;g) Pensar nos mínimos detalhes;h) Não desanimar diante de opiniões de pessoas que fazem oposição ao seu trabalho.Importante:O professor da EBD tem que tomar uma postura ,frente as investidas do mundo através das mídias de comunicação,pois as nossas crianças são invadidas e violentadas diariamente com pornografia audiovisual, além de outros conteúdos que deturpam os valores morais que alicerçam a fé cristã. A formação do caráter cristão vai além das limitações humanas, está ligada à ação do Espírito Santo na vida das crianças, fato que só será possível se a criança for estimulada a confiar em Deus.A fé das crianças e a Escola Bíblica DominicalO professor da EBD, que trabalha com os pequenos, precisa estar ciente do seu compromisso e deve ter como objetivo principal “a fé das crianças” LEFEVER, M. (2003).As crianças precisam aprender a falar com Deus, amar ao próximo, amar a Deus, e obedecer a sua palavra. Tais ensinamentos devem ser transmitidos na EBD.LEFEVER observa o desenvolvimento da fé das crianças por fases:A FÉ DO BEBÊConceito-chave: ConfiançaRelacionamentos significantes: Mãe e Pai.Para uma criança desta faixa etária, somos as mãos e o rosto de Jesus.II – A FÉ DAS CRIANÇAS DE 1 A 3 ANOSConceito-chave: AutonomiaRelacionamentos significantes: Pais e professores da Escola Dominical.Tais crianças:• Aprendem através de encenações de histórias bíblicas.• São capazes de aprender que Deus criou todas as coisas.• Compreendem que a Bíblia é um livro maravilhoso, cheio de histórias especiais; é o Livro de Deus.• Aprendem sobre Jesus enquanto se movimentam. Aprendizes tátil-cinestésicos.• Aprendem a orar.III – A FÉ DAS CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOSConceito-chave: Amor e IniciativaRelacionamentos significantes: Professores da Escola Dominical, pastor, famíliaTais crianças:• Gostam de frequentar “a própria igreja” (Escola Dominical).• Aprendem a orar.• Gostam de recontar histórias sobre Jesus.• Aprendem a fazer mímicas de histórias bíblicas e de atitudes de Jesus.• Interessam-se por Deus.• Confundem Jesus e Deus.• Desenvolvem uma consciência sensível.• Perguntam sobre Jesus mais para interagirem com os professores do que para ouvirem respostas.• Desenvolvem conhecimentos bíblicos.• Permanecem aprendendo a respeito de Jesus enquanto se movimentam.• Desenvolvem bons hábitos da vida cristã.• Aceitam Jesus como Salvador pessoal.IV – A FÉ DAS CRIANÇAS DE 5 E 6 ANOSConceito-chave: Amor e Diligência Relacionamentos significantes: Vizinhança, escola e igreja.Tais crianças:• Podem compreender o conceito de Deus como Criador.• Costumam fazer perguntas.• Temem a Deus porque Ele vê tudo que fazem.• Desenvolvem o conceito de Deus e Jesus como pessoas reais.• Identificam os personagens da Bíblia como reais.• Consideram a oração importante.• Orgulham-se da capacidade de ler em sua própria Bíblia.• Começam a compreender a “Adoração”.• Podem envolver-se em projetos simples, como “ajudar”.• 40% passam da aprendizagem bíblica tátil-cinestésica para a leitura visual (palavras e imagens).V – A FÉ DAS CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOSConceito-chave: Aprender a amar.Tais crianças:• Estão esclarecidas quantos aos conceitos de certo e errado.• Desejam ser boas.• Começam a perceber a influência da consciência e os erros dos outros.• São capazes de sentir vergonha, podem admitir seus erros, mas frequentemente transferem a culpa de seus erros para “outros”.• Têm seu interesse por Deus aumentado gradativamente.• Estão amadurecendo os conceitos acerca da morte e da ressurreição de Jesus.• São capazes de estudar a Bíblia sozinhos.• Usam de modo coerente o conteúdo das Escrituras e o que ouvem na Igreja.• Já possuem um desenvolvimento significativo na área do pensamento simbólico.• Estão ampliando sua visão de mundo.VI – A FÉ DAS CRIANÇAS DE 9 A 11 ANOSConceito-chave: Justiça Relacionamentos significantes: Grupos de mesmo nível, igreja e modelos de lideranças seculares.Tais crianças:• Correspondem ao ensino sobre o caráter de Deus.• Aprendem mais facilmente a respeito da vida cristã por intermédio de projetos do que por exposição.• Começam a constatar que devem seguir suas próprias convicções acerca de Jesus.• Propõe perguntas mais difíceis do que as dos adultos.• São capazes de compreender o plano da salvação.• Compreendem o propósito da oração.• Desenham heróis da Bíblia e da igreja local.• Possuem uma necessidade de pertencer ao grupo.• Personalizam sua sexualidade a partir de uma perspectiva cristã.• Adquirem uma compreensão básica da ética bíblica.• São capazes de julgar suas próprias ações à luz das atitudes de Jesus.• Frequentemente fazem confusão entre o certo e o errado.VII – A FÉ DOS ADOLESCENTES Conceito-chave: Fidelidade. A maioria das pessoas que consolida sua fé até os 12 anos permanece fiel pelo resto de sua vida. Conclusão
É inegável que a criança que tem uma fé alicerçada em Cristo terá seu carácter formado dentro dos padrões espirituais e nesse sentido a EBD é em todos os aspectos um centro de influência positiva.O professor da EBD deve buscar em Deus e na sua palavra a sabedoria necessária para conduzir os pequenos ao principal objetivo da vida cristã, “o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” Efésios 4:12,13.REFERÊNCIAS BÍBLIA SAGRADA. Tradução de João Ferreira de Almeida. Versão corrigida.

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